logo

Central das Associações promove seminário agroecológico a produtores rurais de Quatro Marcos


Por Claudia Lima

Central das Associações promove seminário agroecológico a produtores rurais de Quatro Marcos

Foto: Quatro Marcos Notícias

50 agricultores de  associações conveniadas  a Central das Associações de São José dos Quatro Marcos  participaram na manhã de sexta –feira (10), de um  seminário  agroecológico ministrado  por Saguio Moreira  do CTA (Centro de Tecnologia Alternativa).

O seminário faz parte de uma chamada publica  do MDA (Ministério do Desenvolvimento Agrário), que beneficia agricultores familiares, comunidades tradicionais e assentamentos da reforma agrária estadual e federal  em 12 municípios da região sudoeste de Mato Grosso: Comodoro, Jauru, Araputanga, São José dos Quatro Marcos, Indiavaí, Figueirópolis D'oeste, Glória D'oeste, Mirassol D'oeste, Vila Bela da Santíssima Trindade, Pontes e Lacerda, Porto Esperidião e Vale de São Domingos.

Segundo o palestrante, Saguio Moreira, o seminário visa incrementar, fortalecer e difundir os sistemas de produção agroecológica, orgânica e o agroextrativismo sustentável para as unidades familiares tendo como objetivo a segurança alimentar, a melhoria de renda capaz de produzir a autonomia econômica, social e organizativa, de forma a ampliar a inserção desses agricultores no mercado e ampliar a oferta de alimentos seguros para a sociedade. “Através deste diagnostico  que estamos realizando hoje nos iremos descobrir  quais são os potenciais dos agricultores do município para traçarmos estratégias que resultara em ações para os agricultores familiares dos municípios”. Explicou.

A técnica em agropecuária do CTA,  Neide Magalhaes,  reportou que  o seminário  tem a proposta de inserção de novas politicas publicas do governo Federal. “O nosso papel é trazer o entendimento sustentável para a agricultura familiar na região da grande Cáceres voltada para a agroindústria  através de sustentação técnica para produção e comercialização.